Recentemente, o novo CEO do Grupo Volkswagen, Oliver Blume, sugeriu que a parceria da empresa com a Ford está "intensificando". Isto é interessante pois a Ford disse que está trabalhando para não depender da VW no longo-prazo. No entanto, a agora maior fabricante da Europa tem planos de tornar-se uma fornecedora de baterias para carros elétricos, fornecendo células para outras marcas.
As baterias são a parte mais cara de um carro elétrico. Há anos ouvimos das fabricantes que o custo das células e conjuntos de baterias irá baixar em algum momento. Embora o preço de produção tenha baixado um pouco, a demanda crescente faz com as baterias continuem caras.
Dito isto, conforme as fabricantes fazem a transição para os elétricos, a economia de escala deve ajudar a reduzir os custos das baterias. Mais empresas irão mineirar e refinar materiais, o que levará a uma quantidade maior de baterias e o custo de produção deve cair mais. No entanto, até que isto aconteça, as marcas que estão investindo mais em uma linha de elétricos terão que fazer planos mais imediatos.
De acordo com reportagens recentes, a PowerCo, empresa de produção de baterias da Volkswagen, planeja crescer exponencialmente e fornecer os componentes no mercado global no futuro. O objetivo é que a PowerCo atenda metade das necessidades da Volkswagen e venda o restante para as rivais, incluindo a Ford. No caso da marca norte-americana, a PowerCo ainda deve fornencer baterias o suficiente para que produza 1,2 milhão de veículos com a plataforma MEB.
Claramente, os executivos do Grupo Volkswagen acreditam que a empresa pode fazer dinheiro com este negócio, embora o lucro vá depender do quanto conseguirá reduzir os custos de produção das baterias. Se o Grupo VW conseguir montar baterias mais baratas, e vendê-las com uma boa margem de lucro, pode virar dinheiro para investir em mais carros elétricos.
Para que os custos das baterias caiam significantemente, é necessário um esforço maior de mineiração e refinamento. Elon Musk, CEO da Tesla, também falou sobre isso há um tempo e começou a investir na mineiração, então não é uma surpresa que a Volkswagen também está seguindo este caminho.
De acordo com a agência Reuters, o Grupo VW quer aumentar bastante o volume de produção dos carros elétricos e, consequentemente, reduzir custos. Isto inclui obter a matéria-prima necessária para as baterias, e isto seria feito em um acordo com o Canadá, que vai garantir que os veículos obtenham os novos créditos fiscais dos Estados Unidos. Thomas Schafer, CEO da marca Volkswagen, disse ao Electrek:
"Este volume vai nos ajudar a reduzir os preços para sermos competitivos e ainda fazer dinheiro."
A VW recentemente confirmou que este acordo com o Canadá é oficial. A fabricante irá construir uma fábrica de baterias para carros elétricos em St. Thomas (Ontario). É uma área que tem muitos das matérias-primas necessárias, é muito dependente de energia renovável e oferece a chance da Volkswagen investir nas operações de mineiração na região.
De acordo com Thomas Schmall, membro da diretoria do Grupo Volkswagen responsável por tecnologia, um dos gargalos dos carros elétricos é a falta de matéria-prima, e a solução é aumentar a mineiração. Schamll ainda disse que esta é a razão pela qual a Volkswagen fará um investimento direto na mineiração.
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